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sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

METODOLOGIA DE ENSINO DE PROTAGONISMO JUVENIL


METODOLOGIA DE ENSINO DE PROTAGONISMO JUVENIL
GEC PRINCESA ISABEL- PROFESSORA ANGELA APARECIDA PEREIRA
(FOTOS DA TROCA DE EXPERIÊNCIAS DE PROTAGONISMO DA SME -RJ)
                 Dinâmica do tangram com o objetivo de socializar e introduzir o tema do encontro: Metodologia de  Ensino de Protagonismo Juvenil.
                                          Ana Flavia, representante da SME /RJ
 Os professores foram convidados a pegar um pedaço de papel e descobrir o que classificava a separação dos grupos (não era as cores!)
 Uma das dinamizadoras do encontro, ÂNGELA APARECIDA PEREIRA do GEC Princesa Isabel
Professores interagindo, descobrindo qual era a característica que classificava os grupos.
                               Separado os grupos, todos tentaram montar um quadrado,
                                        para isso foi necessário a participação de todos.

                                           Alguns não conseguiram fazer o quadrado ,
           logo, pedimos o REFORÇO dos outros grupos  para uma breve troca de experiências .


METODOLOGIA DE   ENSINO DO PROTAGONISMO
Por: ANGELA APARECIDA PEREIRA



O QUE FAZ O PROFESSOR DE PROTAGONISMO?


NÃO ENSINA PROTAGONISMO
Motiva ação protagonista.
Media o fazer dos alunos e relações dentro da comunidade escolar.
Incentiva a comunidade escolar a motivar os alunos.


O QUE FAZ O ALUNO NO PROTAGONISMO?


APRENDE FAZENDO.
Planeja em grupo(alunos).
Viabiliza recursos e meios.
Estabelece as relações com a comunidade escolar.
Age , PROTAGONIZA.



POR QUÊ TRABALHAR PROTAGONISMO?


Melhoria das relações na comunidade escolar.
Desenvolvimento das aptidões do aluno.
Exercita o ato político .


METODOLOGIA

VISÃO:  toda ação procede a concepção de algo, a um problema. O professor de protagonismo  deve promover debates, vídeos e olhares para a sala de aula, escola, comunidade , situações do cotidiano político  e saúde . As percepções dos alunos devem ser aproveitadas para asa ações.

AÇÃO:    sistematização dos  clubes, vivência nas relações.O professor deverá facilitar ao máximo o aprendendizado do ato de elaborar um projeto e executá-lo. Sempre no apoio , nunca na ação.

AVALIAÇÃO:   o professor de protagonismo  deverá  estar sempre motivando o aluno a observar-se , observar o outro e os resultados e suas ações, este ciclo visão, ação e avaliação é permanente, pois é nele que o aluno  torna-se verdadeiramente protagonista.
email da Angela: byacromio@ig.com.br

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