METODOLOGIA DE ENSINO DE PROTAGONISMO JUVENIL
GEC PRINCESA ISABEL- PROFESSORA ANGELA APARECIDA PEREIRA
(FOTOS DA TROCA DE EXPERIÊNCIAS DE PROTAGONISMO DA SME -RJ)
Dinâmica do tangram com o objetivo de socializar e introduzir o tema do encontro: Metodologia de Ensino de Protagonismo Juvenil.Ana Flavia, representante da SME /RJ
Os professores foram convidados a pegar um pedaço de papel e descobrir o que classificava a separação dos grupos (não era as cores!)
Uma das dinamizadoras do encontro, ÂNGELA APARECIDA PEREIRA do GEC Princesa Isabel
Professores interagindo, descobrindo qual era a característica que classificava os grupos.
Separado os grupos, todos tentaram montar um quadrado,
para isso foi necessário a participação de todos.
Alguns não conseguiram fazer o quadrado ,
logo, pedimos o REFORÇO dos outros grupos para uma breve troca de experiências .
METODOLOGIA DE ENSINO DO PROTAGONISMO
Por: ANGELA APARECIDA PEREIRA
O QUE FAZ O PROFESSOR DE PROTAGONISMO?
NÃO ENSINA PROTAGONISMO
Motiva ação protagonista.
Media o fazer dos alunos e relações dentro da comunidade escolar.
Incentiva a comunidade escolar a motivar os alunos.
O QUE FAZ O ALUNO NO PROTAGONISMO?
APRENDE FAZENDO.
Planeja em grupo(alunos).
Viabiliza recursos e meios.
Estabelece as relações com a comunidade escolar.
Age , PROTAGONIZA.
POR QUÊ TRABALHAR PROTAGONISMO?
Melhoria das relações na comunidade escolar.
Desenvolvimento das aptidões do aluno.
Exercita o ato político .
METODOLOGIA
VISÃO: toda ação procede a concepção de algo, a um problema. O professor de protagonismo deve promover debates, vídeos e olhares para a sala de aula, escola, comunidade , situações do cotidiano político e saúde . As percepções dos alunos devem ser aproveitadas para asa ações.
AÇÃO: sistematização dos clubes, vivência nas relações.O professor deverá facilitar ao máximo o aprendendizado do ato de elaborar um projeto e executá-lo. Sempre no apoio , nunca na ação.
AVALIAÇÃO: o professor de protagonismo deverá estar sempre motivando o aluno a observar-se , observar o outro e os resultados e suas ações, este ciclo visão, ação e avaliação é permanente, pois é nele que o aluno torna-se verdadeiramente protagonista.
email da Angela: byacromio@ig.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário